Entenda o EV/EBITDA , um indicador poderoso



Valor da Empresa x Lucros (EV/EBITDA)


O EV/EBITDA é um dos indicadores mais respeitados e utilizados por investidores experientes para avaliar o valor justo de uma empresa com base em seus lucros operacionais. 

Apesar de parecer complicado à primeira vista, essa métrica faz bastante sentido quando explicada passo-a-passo:

EV representa o Valor de Mercado total da empresa, ou seja, o valor que você precisaria desembolsar hoje para comprá-la por inteiro. 

Esse valor engloba:

  • Valor de mercado das ações em circulação
  • Valor das dívidas da empresa (+)
  • Menos o caixa/investimentos que ela possui (-)

Já o EBITDA são os lucros operacionais reais que a empresa obtém antes de descontar os juros das dívidas, impostos e outras despesas não relacionadas à atividade principal, como depreciação de ativos. 

É um bom cálculo para medir somente o lucro gerado pelo negócio em si.

Ao dividir o EV pelo EBITDA, você consegue ver quantas vezes o valor de mercado total da empresa está acima ou abaixo do lucro operacional que ela vem apresentando anualmente.

Um EV/EBITDA muito alto (acima de 15x por exemplo) pode indicar que a empresa esteja sendo negociada por uma valor muito elevado tendo em vista sua capacidade atual de geração de lucros operacionais. Ou seja, o preço das ações pode estar caro demais.

Já um EV/EBITDA baixo (abaixo de 8x) pode representar uma potencial oportunidade de investimento em uma empresa que está sendo negociada por um valor atrativo em relação aos seus lucros operacionais robustos.

É como se você fosse comprar um negócio e pudesse avaliar quantos anos de lucro operacional você precisaria para pagar o valor de compra desse empreendimento.

Claro que um EV/EBITDA baixo também pode significar que o mercado está precificando riscos e projetando uma queda nos lucros futuros daquela companhia. 

Ainda assim, esse indicador é muito utilizado para tentar identificar se as ações estão subavaliadas ou sobrevaliadas em relação aos ganhos operacionais atuais.

Ele faz mais sentido quando se compara empresas de mesmo setor, já que algumas atividades exigem maior investimento em ativos imobilizados. 

Mas, de modo geral, um EV/EBITDA baixo pode ser um alerta para uma possível oportunidade de investimento que valha a pena ser investigada com mais detalhes.

Não deixe de usar todos os indicadores possíveis Sobre Investimentos e faça a análise correta antes de ir as compras.





Gostou deste conteúdo? 
Quer ficar por dentro das últimas novidades e atualizações sobre investimentos e finanças pessoais? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail. 






Aviso Importante: Valores, aplicações, investimentos, serviços, taxas, rendimentos, projeções, dividendos, isenções, tributos, impostos, séries, leis e regulamentos estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio, e são de responsabilidade das autoridades reguladoras competentes. Este artigo busca ser informativo, mas apesar de nossos esforços, pode estar desatualizado. Recomendamos verificar as referências citadas antes de tomar decisões.

Deixe seu comentário !

Caso queira reportar algum erro no artigo, acesse o formulário de contato e responderemos o mais breve possível.

Postagem Anterior Próxima Postagem